A fabricante alemã de autopeças Continental resolveu dar um passo adiante do comodismo e, assim criaram um poste diferente do que você conhece. Por mais inusitado que isso possa parecer, esse poste é um Sistema Embarcado que dispõe de muita tecnologia para melhorar a nossa vida nas cidades.
Esse sistema utiliza menos energia e dura mais, comparado aos postes convencionais. Utilizam LEDs e, como são instalados em feixes, não pifam todos de uma vez. O poste inteligente pode fazer diagnósticos e se conectar à Internet, além de ele mesmo poder contactar a responsável pela manutenção quando suas lâmpadas precisarem ser trocadas.
A fabricante alemã tem mais planos para esse sistema e você pode ler a matéria completa aqui: bbc.com
Intrigado sobre o assunto, eu pesquisei mais a respeito e entrei em contato com uma empresa americana que tem um sistema muito parecido com a da fabricante alemã.
O site do sistema da empresa americana : illuminatingconcepts.com/intellistreets/
Com um sistema muito mais cheio de utensílios, que vai de botão de emergência(entrar em contato com a polícia) a uma rede de conexão sem fio que liga todos os postes e a informação recebida guardada na "nuvem"(como mostra na imagem abaixo).
Eu entrei em contato com a empresa e fiz algumas perguntas:
"Como o Sistemas embarcados vai mudar a vida nas ruas? Em 20 anos esses postes faram parte do nosso cotidiano ? Quais seriam os planos para melhorar ainda mais esses postes ? ".
A Resposta:
"Considero que sistemas embarcados, como o nosso, serão os lideres na Internet de coisas fora de casa. Ninguém sabe o que vai acontecer em 20 anos.
Nossa empresa tem projetos de aumento nos serviços(aplicativos e sensores) para os próximos 10 anos, mas depois não sabemos. Nosso sistema tem a intenção de ser uma plataforma para qualquer sensor.
Nós começamos apenas fazendo uma plataforma de multimídia que pudesse se comunicar de volta através de um banco de dados e de qualquer lugar. O sistema de áudio e as saídas de vídeo são as chaves para o futuro."
Espero que tenham gostado do post e, que tenham achado o assunto tão interessante quanto eu achei. Até o próximo post.
Legal! Esse é o futuro mesmo: sistemas embarcados, internet das coisas, cloud computing... E ainda bem que estamos no curso de Sistemas de Informação e em breve aprenderemos a programar e combinar todas essas tecnologias!!!
ResponderExcluirO futuro é esse mesmo. A Tecnologia chegando nas ruas para ajudar todo mundo .
ExcluirMuito interessante esse post, esse tipo de sistema além de economizar energia, facilitam na manutenção e no monitoramento tanto da rede de iluminação das ruas como na própria segurança das pessoas devido ao acesso a internet. Incrível o que a combinação de tecnologias pode cria para o desenvolvimento das cidades, saber como usa-las para transformar em algo que venha a ajudar. Pena que ainda vai demorar para se torna algo do nosso cotidiano.
ResponderExcluirSão dispositivos como esses que irão trazer mais comodidade para as pessoas. Mas você acha que esse tipo de dispositivo, de acesso público, vai ser mesmo realidade ou vai ficar só nos protótipos? Caso ache que realmente se concretizará, em quanto tempo acha que teremos tais dispositivos disponíveis?
ResponderExcluirAlta tecnologia com sustentabilidade, ótimo!
ResponderExcluir