21 de outubro de 2015

Respondendo algumas perguntas interessantes

  • Um Sistema Embarcado tem que ser pequeno?

Não. Um Sistema Embarcado pode ter qualquer tamanho, porém a maioria esmagadora dos Sistemas Embarcados que você vai encontrar vão ser pequenos porque é algo mais "simples" e que por isso não ocupa muito espaço, sendo assim é muito improvável você se deparar com algum SE que não seja pequeno.


  • Um Smartphone é considerado um Sistema Embarcado?

Não. De acordo com o site techtudo, smartphone é a evolução do celular, que permite uma infinidade de funções que um telefone convencional não iria conseguir, sendo considerado um híbrido entre celulares e computadores. Aqui a resposta pode ficar confusa já que alguns consideram Smartphone um Sistema Embarcado, mas na verdade a definição que eu acho mais correta é a que ele não é um Sistema Embarcado, porém ele contem um ou mais Sistemas Embarcados dentro dele. Mas Telefones celulares antigos ou básicos são considerados sem dúvidas um Sistema Embarcado.


  • Quais as linguagens de programação usadas em um Sistema Embarcado?

Normalmente são as seguintes linguagens: C, C++, Assembly, Java. Também é comum que o fabricante do sistema usem linguagens específicas deles, por exemplo, LabView ou AppInventor, que são softwares usados para programação do Lego Mindstorms, que é um kit de aprendizagem de robótica bastante interessante.




  • Qual  a diferença entre um Sistema Embarcado que usa Linux (ou algum outro sistema operacional baseados nele) e um que usa um microcontrolador programado ?

Se o propósito do Sistema Embarcado é a de uma tarefa simples ou de pequenas tarefas que se repetem, como por exemplo a de um robô que tem que se mover em uma linha e carregar algumas coisas de ponto X para o ponto Y, nesse caso é melhor usar um microcontrolador, já que as ações do robô são pré-definidas.


Mas, se o Sistema Embarcado tem uma tarefa muito mais complexa ou que necessita de muitas funções a mais, como por exemplo a de um sistema de segurança moderno, onde o sistema detecta a presença de alguma pessoa no lugar e se a figura daquela pessoa é liberada naquele lugar, neste caso você iria querer um sistema com um processador muito mais potente e iria querer que o sistema tivesse  uma plataforma de programação que suportasse Inteligência Artificial, Visão computacional, Networking e entre outros. Em casos assim onde a função do Sistema Embarcado chega a ser bem mais complexa é onde seria usado sistemas baseado em Linux ou outros Sistema Operacionais.

Para responder essa pergunta eu usei estes dois sites:
Quora.com 
Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário