3 de novembro de 2015

Surgimento e Aplicabilidade do Sistemas Numéricos ou Sistema de Numeração.

Por muito tempo o homem tentou relacionar grandezas que o cercam. E de muitas maneira ele tentou relacionar essas grandezas. Um bom exemplo, são os pastores de ovelhas e gado que  a muito tempo atrás para poderem saber a quantidade quantitativa de ovelhas e gado que possuíam, eles utilizavam pedras de rio (só encontradas em rios) separando-as. Sendo que para ovelha/gado que tivesse ele lhe atribuía 1 pedra. Sabendo assim que a quantidade de ovelhas e gados era equivalente a quantidade de pedras que possuía, podendo assim manter um controle. Porém ainda não havendo um sistema de numeração, se ele perdesse uma pedra e um ovelha ao mesmo tempo, ele nem notaria que essa perda teria acontecido, sendo um grande problema a se pontuar. Porém esses problemas foram resolvidos com o passar dos anos com a criação e aperfeiçoamento do sistema numéricos.



Hoje já usamos todos os tipos de relação em grandezas, graças a essa necessidade do homem em precisar contar e controlar tais grandezas. Dois exemplos são a temperatura e a área utilizada para o plantio. Sendo que nesses dois já vemos a utilização de escalas com base em um sistema numérico o sistema decimal. 

                



Sistema de Numeração:
      
      O sistema numérico mais utilizado pela humanidade, atualmente, é o sistema decimal, porém, nos sistemas digitais utilizamos outros com mais frequência: binário, octal e hexadecimal. A exemplo da rede local nos computadores onde aparecem dois tipos de sistemas numéricos. Um deles é o hexadecimal que esta presente no endereço MAC e o outro é o decimal que esta no endereço IP.
Há muito outros sistemas, que já foram destacados em postagem anteriores. 





e



        
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário