29 de outubro de 2015

Uma atualização aos postes convencionais


A fabricante alemã de autopeças Continental resolveu dar um passo adiante do comodismo e, assim criaram um poste diferente do que você conhece. Por mais inusitado que isso possa parecer, esse poste é um Sistema Embarcado que dispõe de muita tecnologia para melhorar a nossa vida nas cidades.

Esse sistema utiliza menos energia e dura mais, comparado aos postes convencionais. Utilizam LEDs e, como são instalados em feixes, não pifam todos de uma vez. O poste inteligente pode fazer diagnósticos e se conectar à Internet, além de ele mesmo poder contactar a responsável pela manutenção quando suas lâmpadas precisarem ser trocadas.

A fabricante alemã tem mais planos para esse sistema e você pode ler a matéria completa aqui: bbc.com

Intrigado sobre o assunto, eu pesquisei mais a respeito e entrei em contato com uma empresa americana que tem um sistema muito parecido com a da fabricante alemã.

O site do sistema da empresa americana : illuminatingconcepts.com/intellistreets/

Com um sistema muito mais cheio de utensílios, que vai de botão de emergência(entrar em contato com a polícia) a uma rede de conexão sem fio que liga todos os postes e a informação recebida guardada na "nuvem"(como mostra na imagem abaixo).





Eu entrei em contato com a empresa e fiz algumas perguntas:

"Como o Sistemas embarcados vai mudar a vida nas ruas? Em 20 anos esses postes faram parte do nosso cotidiano ? Quais seriam os planos para melhorar ainda mais esses postes ? ". 

  A Resposta:

"Considero que sistemas embarcados, como o nosso, serão os lideres na Internet de coisas fora de casa. Ninguém sabe o que vai acontecer em 20 anos. 
Nossa empresa tem projetos de aumento nos serviços(aplicativos e sensores) para os próximos 10 anos, mas depois não sabemos. Nosso sistema tem a intenção de ser uma plataforma para qualquer sensor. 
Nós começamos apenas fazendo uma plataforma de multimídia que pudesse se comunicar de volta através de um banco de dados e de qualquer lugar. O sistema de áudio e as saídas de vídeo são as chaves para o futuro."

Espero que tenham gostado do post e, que tenham achado o assunto tão interessante quanto eu achei. Até o próximo post.


27 de outubro de 2015

O que são os periféricos e suas modalidades.

Os periféricos são aparelhos ou placas de expansão que podem ser utilizados tanto para enviar como para receber informações do computador. Na informática o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento ou acessórios que sejam plugados á CPU.

Na postagem passada eu falei de alguns desses equipamentos.Agora eu falarei quais são os dispositivos de entrada e saída:

  • Os periféricos de entrada: basicamente enviam informação para o computador. Ex:. teclado, mouse, scanner, microfone, mesa gráfica, caneta ótica, etc;
  • Os periféricos de saída: transmitem informações do computador para o usuário. Ex:. monitor, caixa de som, impressora, etc;
  • Os periféricos mistos (de entrada e saída): enviam e recebem informações do computador porém esses dependem de uma placa específica. Ex:. modem, disco rígido, gravador de CD/DVD e drive de disquete;

Além dos dispositivos de entrada e saída existem também mais 2 periféricos que são:

  • Os periféricos de processamento: que são aqueles que processam as informações que a máquina envia;
  • Os periféricos de armazenamento: armazenam informações do computador e permitem sua recuperação caso haja perda;

Nas próximas postagens estarei falando mais sobre o assunto. Espero que gostem!!

21 de outubro de 2015

Respondendo algumas perguntas interessantes

  • Um Sistema Embarcado tem que ser pequeno?

Não. Um Sistema Embarcado pode ter qualquer tamanho, porém a maioria esmagadora dos Sistemas Embarcados que você vai encontrar vão ser pequenos porque é algo mais "simples" e que por isso não ocupa muito espaço, sendo assim é muito improvável você se deparar com algum SE que não seja pequeno.


  • Um Smartphone é considerado um Sistema Embarcado?

Não. De acordo com o site techtudo, smartphone é a evolução do celular, que permite uma infinidade de funções que um telefone convencional não iria conseguir, sendo considerado um híbrido entre celulares e computadores. Aqui a resposta pode ficar confusa já que alguns consideram Smartphone um Sistema Embarcado, mas na verdade a definição que eu acho mais correta é a que ele não é um Sistema Embarcado, porém ele contem um ou mais Sistemas Embarcados dentro dele. Mas Telefones celulares antigos ou básicos são considerados sem dúvidas um Sistema Embarcado.


  • Quais as linguagens de programação usadas em um Sistema Embarcado?

Normalmente são as seguintes linguagens: C, C++, Assembly, Java. Também é comum que o fabricante do sistema usem linguagens específicas deles, por exemplo, LabView ou AppInventor, que são softwares usados para programação do Lego Mindstorms, que é um kit de aprendizagem de robótica bastante interessante.




  • Qual  a diferença entre um Sistema Embarcado que usa Linux (ou algum outro sistema operacional baseados nele) e um que usa um microcontrolador programado ?

Se o propósito do Sistema Embarcado é a de uma tarefa simples ou de pequenas tarefas que se repetem, como por exemplo a de um robô que tem que se mover em uma linha e carregar algumas coisas de ponto X para o ponto Y, nesse caso é melhor usar um microcontrolador, já que as ações do robô são pré-definidas.


Mas, se o Sistema Embarcado tem uma tarefa muito mais complexa ou que necessita de muitas funções a mais, como por exemplo a de um sistema de segurança moderno, onde o sistema detecta a presença de alguma pessoa no lugar e se a figura daquela pessoa é liberada naquele lugar, neste caso você iria querer um sistema com um processador muito mais potente e iria querer que o sistema tivesse  uma plataforma de programação que suportasse Inteligência Artificial, Visão computacional, Networking e entre outros. Em casos assim onde a função do Sistema Embarcado chega a ser bem mais complexa é onde seria usado sistemas baseado em Linux ou outros Sistema Operacionais.

Para responder essa pergunta eu usei estes dois sites:
Quora.com 
Wikipedia



2 de outubro de 2015

Os componentes físicos do computador

Os componentes físicos do computador correspondem aos hardwares, material dos computadores e são bem variados, sendo que cada parte é responsável por uma função.
Esse post será dividido em vários outros, pois, esse assunto pode abranger muito conteúdo. Hoje falarei sobre: Monitor Gráfico; Teclado e Mouse.


  • Monitor Gráfico: A memória gráfica da máquina é varrida pelo sistema diversas vezes por segundo, para que se tenha a adequada apresentação gráfica;


  • Teclado: Equipamento utilizado para inserir os caracteres, ou seja, dados de entrada;

  • Mouse: Dispositivo utilizado para a movimentação do cursor. Os mouses evoluíram dos modelos de esfera aos ópticos;
Em outras postagens eu falarei um pouco mais sobre os componentes dos computadores. Até a próxima!!!