24 de novembro de 2015

Unidade Central de Processamento

A Unidade Central de Processamento ou CPU(Central Processing Unit), também conhecidos como processadores, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para a execução da lógica, da aritmética básica e a entrada e saída de dados.

As primeiras CPUs personalizadas foram concebidas como partes de um computador maior. Entretanto, esse método caro de personalizar CPUs para uma determinada aplicação. Essa padronização começou na época da fabricação dos discretos microcomputadores e mainframes transistors e acelerou muito rápido com a popularização do CI (Circuitos Integrados).

O CI tem permitido a criação de processadores cada vez mais complexos para serem concebidos e fabricados em tamanhos nanométricos. Tanto a miniaturização com a padronização têm aumentado a produção destes dispositivos na atualidade.

Agora falarei mais a respeito sobre a CPU. Antigamente as CPUs eram grandes e exigiam uma ou mais placas de circuitos impressos. Com o passar dos anos a tecnologia foi avançando e como falei no começo elas foram diminuindo e começaram a utilizar os circuitos integrados de grande escala e vários pinos de conexão.

Um CPU é composto basicamente, pela maioria dos autores, pelos três seguintes componentes:
  • Unidade lógica e aritmética (ULA ou ALU): executa operações lógicas e aritméticas;
  • Unidade de controle: decodifica instruções, busca operando, controla o ponto de execução e desvios;
  • Registradores: armazenar dados para o processamento.Alguns autores incluem, nessa categoria, a Memória cache como um dos componentes da CPU.
Nas próximas postagens estarei falando sobre a Placa-Mãe que é um equipamento de processamento.Obrigado pela atenção.

3 de novembro de 2015

Surgimento e Aplicabilidade do Sistemas Numéricos ou Sistema de Numeração.

Por muito tempo o homem tentou relacionar grandezas que o cercam. E de muitas maneira ele tentou relacionar essas grandezas. Um bom exemplo, são os pastores de ovelhas e gado que  a muito tempo atrás para poderem saber a quantidade quantitativa de ovelhas e gado que possuíam, eles utilizavam pedras de rio (só encontradas em rios) separando-as. Sendo que para ovelha/gado que tivesse ele lhe atribuía 1 pedra. Sabendo assim que a quantidade de ovelhas e gados era equivalente a quantidade de pedras que possuía, podendo assim manter um controle. Porém ainda não havendo um sistema de numeração, se ele perdesse uma pedra e um ovelha ao mesmo tempo, ele nem notaria que essa perda teria acontecido, sendo um grande problema a se pontuar. Porém esses problemas foram resolvidos com o passar dos anos com a criação e aperfeiçoamento do sistema numéricos.



Hoje já usamos todos os tipos de relação em grandezas, graças a essa necessidade do homem em precisar contar e controlar tais grandezas. Dois exemplos são a temperatura e a área utilizada para o plantio. Sendo que nesses dois já vemos a utilização de escalas com base em um sistema numérico o sistema decimal. 

                



Sistema de Numeração:
      
      O sistema numérico mais utilizado pela humanidade, atualmente, é o sistema decimal, porém, nos sistemas digitais utilizamos outros com mais frequência: binário, octal e hexadecimal. A exemplo da rede local nos computadores onde aparecem dois tipos de sistemas numéricos. Um deles é o hexadecimal que esta presente no endereço MAC e o outro é o decimal que esta no endereço IP.
Há muito outros sistemas, que já foram destacados em postagem anteriores. 





e