Para te ajudar a entender o básico do Sistema Embarcado (o que são, para que servem e onde encontrá-los), fiz esse post para te fazer entender tudo que se deve para seguir com a leitura com os post futuros.
O Site www.webopedia.com define um sistema embarcado como um sistema computacional especializado que faz parte de um sistema maior ou de uma máquina, onde normalmente, um sistema embarcado se tem alojado uma única placa de microprocessador com os programas guardados na memória ROM (também conhecido como memória somente de leitura).
Um Sistema embarcado pode ter qualquer tamanho ou importância, não existe nenhuma regra que limite isso, por isso muitos equipamentos acabam caindo nessa categoria.
Um roteador por dentro |
Você vai encontrar Sistemas embarcados numa variedade de equipamentos como: câmeras digitais, telefones celulares, roteadores, impressoras, videogames, aviônicas(conjunto de equipamentos eletrônicos de uma aeronave.),dispositivos de armazenamento(disquetes e discos rígidos), até mesmo a nossa querida urna eletrônica e entre outros.
Uma das versões do Z80 |
Por causa do Sistemas embarcados o Zilog Z80, um processador extremamente simples, de somente 8 bits, chega a ser o mais produzido atualmente, por ter um custo muito barato e um baixíssimo consumo elétrico, então o Z80 cumpre muito bem a sua função. O Z80 foi usado no gameboy que provavelmente você já jogou ou já viu.
Para terminar a postagem eu coloquei um vídeo abaixo de um Professor e doutor em Ciência da Computação, Raimundo Barreto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) explicando o que são sistemas embarcados.
Para escrever esse post eu consultei estes sites:
www.hardware.com.br
www.webopedia.com
www.gruponetcampos.com.br
.